DSC03550
DSC03515
ACADEMY (136)
ACADEMIA_27-06-122
ACADEMIA_27-06-33
DSC033523
A PRODUÇÃO DOS NOSSOS CAFÉS

O Ciclo do Café

O processo de produção de um café especial se inicia com a escolha das sementes. Sabendo disso, a Fazenda Califórnia selecionou os parceiros do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) como fornecedores de sementes de alta qualidade de Coffea arabica.

Nascendo a partir de nossas sementes especiais, as plântulas iniciam sua jornada, desenvolvendo-se como um milagre da natureza em árvores majestosas, que irão gerar os frutos de café, denominados cerejas. Após dois a três anos, com as primeiras chuvas da primavera(agosto/setembro), as flores do café exalam seu perfume peculiar pelas plantações. Como mágica, o branco das flores se transforma num verde sólido, com pequenos frutos prontos para se desenvolver em cerejas vermelhas ou amarelas.

A época de colheita se inicia no outono (abril/maio), com o amadurecimento das primeiras cerejas, e deve ser encerrada até a próxima primavera (agosto/setembro), de maneira que as árvores possam ser preparadas para um novo ciclo da natureza.

Gestão de Produção

A manutenção de uma plantação de café com o intuito de produzir magníficos lotes de cafés especiais,requer a combinação de programas de nutrição, manejo de pragas e doenças e de proteção do solo. O sistema de produção sustentável adotado pela Fazenda Califórnia abrange todos eles, transformando a lavoura de café em um jardim circundado pela natureza e pelo desenvolvimento humano. Esse sistema de produção preconiza:

- que a lavoura de café seja apenas parte integrante do sistema eco-social;

- o uso das boas práticas agrícolas em todo o ciclo;

- o incremento no teor de matéria orgânica do solo;

- a redução no uso de fertilizantes, herbicidas e pesticidas;

- a melhoria do uso da água em todo o processo;

- o uso do SIRD (Sistema Integrado de Recomendação e Diagnóstico) para garantir não a fertilização mas a nutrição das plantas;

- o uso no programa nutricional de compostos orgânicos com o aproveitamento de resíduos do processamento do café;

- o uso do MIPD (Manejo Integrado de Pragas e Doenças) causando uma redução direta no uso de pesticidas em função do aumento na população dos “inimigos naturais” (organismos como pássaros e aranhas que auxiliam no controle de pragas e doenças);

- o uso de renques de árvores para reduzir o impacto do vento na lavoura, criando um sistema natural de redução do potencial de infecção de algumas doenças do café e aumentando a população de inimigos naturais auxilando no programa de MIPD;

- o uso da brachiaria (tipo de gramínea) para promover a cobertura do solo ao longo do ano todo e evitar o processo erosivo. Essa técnica tem uma função integrada com todos os outros pontos apresentados acima. Isso porque ela reduz o uso de herbicidas, melhora a eficiência do uso da água, incrementa o teor de matéria orgânica do solo, reduz o uso de fertilizantes pela reciclagem dos nutrientes do solo, e aumenta a população de “inimigos naturais”.

Isso é o que chamamos de Estado da Arte na Produção de Café de Qualidade para o consumidor, o meio ambiente e a sociedade.

DSC03367
DSC03356
DSC033523
IMG_0832
ACADEMIA_27-06-33

Colheita

 

O Café Arábica normalmente requer de 6 a 8 meses entre a fase de florescimento na primavera e o estágio de amadurecimento no outono do próximo ano. O café é um bonito fruto ovalado que se torna uma cereja vermelha ou amarela quando pronto para ser colhido. Quando maduras, as cerejas iniciam um processo natural de secagem, se transformando inicialmente em passas e, por fim, apresentando um aspecto externo de fruto seco.

Na Fazenda Califórnia, a operação de colheita é encarada como parte integrante do processo contínuo da busca pela qualidade do produto final a ser obtido, iniciado na escolha das sementes e findando somente após o consumo do café pronto para ser degustado.

O café é um fruto aclimatérico, ou seja, após colhido o processo de amadurecimento é interrompido. Logo, quando maduras as cerejas apresentam seu maior potencial de qualidade, que deve ser identificado e mantido. Vários procedimentos são adotados no início da busca pelos tesouros da natureza:

· treinamento específico dos funcionários para a operação da colheita (todos os funcionários da propriedade recebem anualmente, antes do início da safra de café, treinamento operacional de colheita e treinamento específico de boas praticas de higiene);

· derriça do café a ser colhido sobre pano de polipropileno, ou colheita mecanizada, evitando contato dos frutos com o solo;

· utilização de colheita seletiva com duas ou três passadas, manual ou mecanizada, em 100% da propriedade.

· transporte, recepção e processamento imediatos do café colhido da lavoura, evitando reações químicas e biológicas depreciativas da qualidade do produto;

Pós-Colheita

Se na etapa da colheita o processo de busca pelos lotes de cafés excepcionais é iniciado, na pós-colheita a batalha é para que os tesouros da natureza tenham suas características identificadas e mantidas para que possam chegar intactos a sofisticados paladares ao redor do planeta e proporcionem o exclusivo prazer que somente uma xícara majestosamente obtida de um micro lote de café especial pode oferecer.

A etapa de pós-colheita divide-se em processamento, secagem, armazenamento e padronização. Todos os processos são acompanhados por uma equipe especializada, de maneira que cada lote de café apresente um manejo diferenciado e específico em função de suas peculiaridades com o intuito de fixar e identificar os atributos organolépticos inerentes a cada um.

SOBRE NÓS / ABOUT US

A Fazenda Califórnia está localizada na região subtropical brasileira, no chamado Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Essa região é caracterizada por ser a zona limítrofe ao sul do Brasil apta ao desenvolvimento da cafeicultura sem que as baixas temperaturas do período de inverno sejam impeditivas à atividade.

Fazenda California is located in the Brazilian subtropical region of the so-called Norte Pioneiro do Parana. This region is characterized by being the area adjacent to southern Brazil able to develop coffee plantation without the low temperatures of the winter period, hindering the activity.

LOCAL / LOCATION

+55 43 35256797
+55 14 35122173

Rod PR 431, km 37 - CX Postal 32

Jacarezinho - Paraná

ZIP CODE 86400-000

 

contato@fazendacalifornia.com.br

© 2016 por Fazenda California. Orgulhosamente criado por Davi Giolo